Opostos complementares ou Eixo Astrológico I
Os eixos astrológicos tem como princípio a lei da polaridade.
E o que significa isto?
Segundo a lei mística atribuída ao lendário Hermes Trimegisto, a lei da polaridade seria a lei dos opostos, isto é os extremos que se tocam, do positivo e negativo, do bem e do mal. Segundo esta lei tudo no Universo é dual e a Astrologia não foge a esta regra e, também tem como base esta lei e, portanto todo signo tem seu oposto complementar e toda casa astrológica também tem sua casa oposta, assim, podemos dizer que um signo/casa completa a outra.
Como temos 12 signos do zodíacos e 12 casas astrológicas, logo temos 6 eixos zodiacais./ casas astrológicas.
Aqui neste texto falaremos apenas do eixo dos signos astrológicos.
Primeiro Eixo é de Áries x Libra:
Áries é o primeiro signo do zodíaco e no Hemisfério Norte (não se esqueça que a Astrologia Tropical surgiu lá) representa a Primavera, o impulso inicial da natureza, quando esta volta com seu vigor depois de um longo inverno. O signo de Áries representa a iniciativa, a coragem, o id da psicologia, o eu primeiro.
Áries é masculino, regido pelo planeta marte e elemento fogo, seu oposto complementar é o cordial signo de Libra.
Libra abre a estação do Outono( Hemisfério Norte), e os ânimos estão voltados para se preparar para o inverno que se aproxima. Libra gosta de agradar, se coloca no lugar do outro, procura ser justo , como pondera pros dois lados pode ser indeciso.
Enfim, Áries é o impulso e libra é a ponderação.
O segundo eixo é o Eixo de Touro e Escorpião:
Ambos os Signos que foram qualificados pra representar o meio de uma estação, touro na primavera e escorpião no outono ( Hemisfério Norte), por isso são do movimento fixo, signos estáveis e conhecidos por teimosia e persistência.
Touro é um signo de acomodação, isto é, ele representa o homem quando começou a vida sedentária, começou a plantar e aprendeu a mexer como arado. Por isso, touro representa manutenção das coisas e gosta do conforto, o taurino típico é sensorial, ama os prazeres, um tecido macio no corpo, uma boa comida e bebida.
Já escorpião representa a transformação, isto é, o escorpiano típico vai nas entranhas do seus sentimentos e ele sabe que tudo pode ser refeito, que toda matéria um dia se deteriora e que um dia os prazeres da vida acabam com a morte, por isso, este signo representa o mistério, pois deseja saber além do mundo material.
O terceiro eixo é de Gêmeos x Sagitário:
Este eixo é conhecido como eixo do conhecimento, ambos os signos representam o final de estação, final da primavera gêmeos e final do Outono signo de sagitário, lembrando que representam estas estações no Hemisfério Norte. Por isso estes signos são denominados signos mutáveis.
Gêmeos representa o signo da comunicação, quando o homem começou a realizar as trocas de comércio. Ele quer trocar informação sem nenhum compromisso e não se aprofunda na informação, por isso parece superficial.
Já seu oposto Sagitário, gosta de se aprofundar na informação e acredita e tem fé em algo maior, representa as Universidades e Filosofia.
O quarto eixo Caranguejo x Capricórnio .
Câncer é emocional, do elemento água, cardinal. Quando o signo de câncer desponta no céu, no Hemisfério Norte é o Solstício de Verão ( aqui é de inverno) com o dia mais longo do ano. Câncer é regido pela lua por isso representa a mãe e o lado maternal, acolhedor e nutridor.
Já seu oposto complementar é capricórnio. Regido por saturno e pelo elemento Terra é o signo que abre o Inverno ( Hemisfério Norte) por isso Capricórnio representa a responsabilidade pois, representa a época do ano em que nos recolhemos e precisamos estocar mantimentos para enfrentar o rigoroso Inverno do Hemisfério Norte. Dá valor ao tempo, a estratégia e é pragmático e auto crítico.
O quinto eixo Leão x Aquário
Leão é do elemento fogo, fixo, regido pelo Sol os dias escolhido para leão são os dias que o sol brilha mais forte, é o meio do verão no Hemisfério Norte. Por isso leão representa o brilho, o entusiamo, o ego sendo reconhecido pelo que é, sem medo de ser feliz, vaidoso e feliz.
Já seu oposto é Aquário, regido por saturno e pelo elemento ar este signo representa o meio do Inverno no Hemisfério Norte, por isso ele não pensa só e si mesmo, ele precisa cooperar com outros e ter apoio do grupo para sobreviver ao rigos do inverno, por isso aquário representa a coletividade, preza a liberdade e o desapego e, também a originalidade.
O sexto e último eixo Virgem x Peixes
Agora estamos no último eixo mutável, pois simbolizam o final das estações.
Virgo, é o signo da discriminação, da classificação e da praticidade , por que representa a época da colheita no Hemisfério Norte.
E seu oposto é peixes, que simboliza o final do Inverno, onde as populações do hemisfério Norte se preparavam para a primavera. Por isso o signo de peixes é considerado maleável, adaptável e flexível. Sonhador e imaginativo.
Comentários
Postar um comentário